sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Plano de ação para a Biodiversidade e Recuperação de Mananciais.

Plano de ação para a Biodiversidade e Recuperação de Mananciais. Mudas de árvores que são indispensáveis para a recuperação de Mananciais: Guapuruvu, bracatinga, orelha-de-negro, amoreira, pitanga, alecrim e sibipiruna são exemplos de espécies pioneiras.
Pau-Cigarra, Pau-Brasil, Pau-de-Cangalha, aroeira, Ingá, Óleo de copaíba, ipê, peroba, acácia, paineira, jacarandá, cedro, angico, pau-de jacaré, pau-ferro, entre outras, são exemplos de espécies de clímax. As pioneiras são de ciclo de crescimento rápido que produzem uma grande quantidade de sementes, facilitando assim a renovação natural da área plantada, já que possuem duração máxima de 20 anos. Exigem muita luz solar e servem para fazer sombreamento para as espécies clímax. OBS: Cuidado com a espécie Braquiária do qual afeta o solo deixando-o degradado e inibe a recuperação da vegetação nativa.
Os primeiros passos após verificação do solo. 1- Fazer uso dos restos culturais (palhada). Esse material, também chamado de matéria orgânica, quando apodrece favorece os organismos que vivem na terra melhorando as condições de infiltração e armazenamento de água no solo, além de diminuir o impacto das gotas de chuva sobre a superfície.
2- Construção de cercas, fechando a área da nascente, num raio de 30 a 50 metros a partir do olho d’água: evita a entrada dos animais e por conseguinte o pisoteio e compactação do solo. Manutenção do asseio, ou seja a limpeza em volta da cerca para evitar que o fogo, em caso de incêndio, atinja a área de nascente.
3- Recomenda-se que as covas das espécies pioneiras devam ser feitas em ziguezague, proporcionando uma cobertura vegetal mais ampla. O plantio das mudas pode obedecer um espaçamento padrão de 3m x 3 m.
4- A mata ciliar não deve ser plantada em cima da nascente. Deve-se respeitar um espaço mínimo de 30 metros de distância. A renovação da vegetação junto à nascente deve acontecer de maneira natural.
5- Construção de fossas assépticas nas residências rurais, evitando o lançamento de esgotos nas águas da propriedade. Construção de fossas para os rejeitos animais, principalmente no caso de criação de suínos.. Construção de cochos para abastecimento de água para o gado ao longo da propriedade, evitando o trânsito de animais junto às nascentes e córregos.
6- Fazer esse processo mensalmente, escolhendo um dia da semana que a equipe possa colaborar
7- . Cuidar do laboratório buscando manter uma boa variedade de espécie e fornecedores.
8- Fazer esse processo de plantio principalmente no inverno.
9- Usar roupas, acessórios e equipamentos apropriados.

Nenhum comentário: