domingo, 9 de outubro de 2011

Túnel do Tempo (Charles Chaplin no Brasil em 2011)

ImageChef Custom Images

Algo inexplicável aconteceu. Diretamente do TÚNEL DO TEMPO Charles Chaplin volta ao futuro no ano de 2011 e se depara com vários problemas Ambientais.
E agora o que Charles irá fazer? Qual será seu comportamento? Será que no passado Charles Chaplin imaginava que iria se deparar com tantos problemas?
Nessa viagem Charles Chaplin escolhe o Brasil, qual será o motivo de sua escolha?

Confira no vídeo.





Descrição do vídeo.

 Em um belo dia de sol na escadaria da prefeitura de sua antiga cidade Charles Chaplin brinca com a bola que tem o mapa do mundo e decide visitar o Brasil. Charles descobriu que tudo é possível até mesmo viajar alguns anos luz, quando desejamos em demasia e com o coração.
 Charles Chaplin ao viajar no TÚNEL DO TEMPO, toma um grande susto com as mudanças da contemporaneidade.
 Ao caminhar Charles se depara com um monte de lixo perto de alguns recipientes. Nesse momento Charles compreende que os lixos deveriam está em cada respectivo recipiente e não no chão. Então Charles faz sua primeira coleta seletiva e contribui para um planeta melhor e limpo.
 Passeando pelo Brasil Charles entra em um toalete e encontra uma torneira aberta. Mais uma surpresa triste. Com muito carinho Charles fecha a torneira e medita:
- Nunca imaginei que no futuro as pessoas iriam desperdiçar tanta água.
 Charles observa que tudo está tão diferente. As pessoas, as casas, os carros, as novas tecnologias. Caminhando decide entrar em uma escola. Que decepção para Charles Chaplin. Ao entrar na sala não encontra ninguém, mas as lâmpadas, ventilador, computador estão ligados. Medita novamente:
- Nunca imaginei que no futuro as pessoas iriam gastar tanta energia.
Com muita dificuldade por está diante de tecnologias novas Charles desliga o ventilador, o computador e as lâmpadas.
 Charles percebe que mesmo com tantos desenvolvimentos a humanidade precisa preservar suas riquezas e recuperar os solos e águas poluídas. E acredita que só o amor pode transformar e salvar o planeta e a humanidade desfrutar de uma verdadeira felicidade.
 Antes de Charles Chaplin voltar ao passado decide plantar uma árvore para quando viajar novamente ao futuro observar se alguém teve sensibilidade e amor com sua frágil árvore que daria
sombra e bons frutos.

ImageChef Custom Images

A escola é o segundo espaço social e educacional que toda criança precisa freqüentar e sua função primordial consiste em alfabetizar, atingir metas que colabore para o desenvolvimento do educando em todos os aspectos no qual possam ser agentes transformadores capazes de colaborar de forma positiva e construtiva na sociedade no qual está inserido. Pontuando que esse espaço precisa atender todas as suas necessidades, dispondo de área recreativa, salas ventiladas e com boa iluminação, biblioteca, laboratório, sala de informática, banheiros, refeitório, área para prática de plantio de horta e jardinagem, auditório, quadra poliesportiva. Precisa-se investir na educação como na Finlândia, bons modelos devem ser copiados pelos nossos gestores políticos. Pontuando que não se faz educação sem profissionais qualificados e o professor tem a função de ensinar com responsabilidade, sendo construtor, trabalhando novas concepções, formando sujeitos críticos, ativos, esclarecidos e solidários. Como a aranha que de modo engenhoso e natural consegue tecer. Assim é o compromisso do educador tecer conhecimentos com delicadeza, sem esquecer que cada aluno tem sua individualidade e visão de mundo. Portanto é preciso conhecer o sujeito, sua educação familiar, para que se sinta valorizado e sua educação tenha bases sólidas. No processo de ensino-aprendizagem existem muitos obstáculos como: alunos desmotivados, alunos sem acompanhamento familiar e com dificuldade de decodificar informações, alunos com problemas psicológicos, fisiológicos, desnutridos, vítimas de preconceitos que ganham rótulos e sofrem violência verbal e até mesmo física. São vários desafios no qual um professor precisa vencer, com muita persistência assim como a aranha que perde sua teia, mas refaz logo, sem perder tempo. Porem o professor em alguns momentos sofre como a aranha, sendo desvalorizado e se não conseguir manter seu profissionalismo desanima abandonando suas metas e objetivos.
Se pararmos alguns minutos para contemplar uma aranha em qualquer estação do ano iremos ver como é bela sua arte de tecer e seus fios são tão frágeis quase imperceptíveis, somente que tem sensibilidade e visão irá reconhecer tamanha beleza. Assim é o trabalho do professor tão grandioso e delicado, afinal educar seres humanos é de uma responsabilidade sem tamanho e nem sempre são reconhecidos e valorizados. Esquecem que são os educadores os grandes responsáveis em formar outros profissionais. O médico, advogado, engenheiro, arquiteto e muitos outros tiveram como parceiros na sua formação professores que dedicaram suas vidas. Se hoje temos grandes profissionais a quem devemos agradecer e devemos nossa eterna gratidão?
Cada ser humano é um universo de potencialidades e o professor precisa descobrir os talentos e ajudar seus alunos a desenvolver-se com autonomia. Ressaltando que assim como a aranha o professor possui no seu intimo tudo que é necessário para descobrir as inteligências múltiplas de seus educando e estimular sua exteriorização. Com consciência de seus deveres precisa ser um eterno pesquisador, refletindo cotidianamente as transformações da sociedade e seus agentes participativos e ativistas. Com a perspectiva que precisa educar pensando no desenvolvimento intelectual e moral. Afinal Inteligência sem valores morais não contribui para uma sociedade melhor e mais justa. E nessa contemporaneidade o maior desafio é resgatar valores para que o professor seja respeitado, valorizado e a violência torne-se algo do passado.





ImageChef Custom Images



♥♥♥Faça sua cartinha em: www.orkutinho.com ♥♥♥





Envie sua tele mensagem em:http://www.orkutinho.com




♥♥♥Faça sua cartinha em: www.orkutinho.com ♥♥♥

2 comentários:

Marlene Koch disse...

Então amiga, t eu blog está limpo de novo, que bom. Amei tua postaem. Mas.. pensei se queria viajar no tempo para o futuro e digo que não. Tenho pavor só em pensar o que encontraria lá. Talvez nada, t talvez nem nosso planeta haveria mais. Sabe o que é digitar no branco? É isso que tá sucedendo aqui comigo. Net via rádio com baixa conexão.. só vou ver o que escrevi depois... se eu conseguir mandar. Grande abraço pra você e boa semana.

Ativista Bio disse...

Parabéns Luan Nunes pela belíssima interpretação do personagem Charles Chaplin e produção do vídeo. Realmente sua idéia foi brilhante.