segunda-feira, 19 de setembro de 2011

POLUIÇÃO SONORA.

ImageChef Custom Images


Existem vários tipos de Poluição como: POLUIÇÃO DA ÁGUA, POLUIÇÃO DO AR, POLUIÇÃO DO SOLO, POLUIÇÃO VISUAL E POLUIÇÃO SONORA.
Iremos abordar de forma sucinta os impactos da Poluição Sonora nas nossas vidas. Ressaltando que todos os sons desagradáveis e intensos como ruídos podem afetar os seres humanos e animais provocando doenças psicológicas e fisiológicas. Nosso organismo possui um limite tolerável para suportar a intensidade de alguns ruídos. Quando ultrapassamos 65 decibéis limite tolerável é preciso ficar atento para proteger nosso aparelho auditivo.
A poluição sonora faz com que o organismo reaja tentando se adequar ao ambiente, aumentando o nível de cortisona no sangue, diminuindo a resistência imunológica. Induz a liberação de endorfina, tornando o organismo dependente. Portanto muitas pessoas só conseguem dormir em locais silenciosos com o rádio ou TV ligados. E ainda aumenta a concentração de colesterol no sangue, provoca estresse degenerativo, abala a saúde mental e aumenta os riscos de enfarte, infecções e outras doenças sérias. Na atualidade os ruídos considerados mais incômodos são: turbina de avião, show musical, próximo as caixas de som, britadeira, buzina de automóvel, tráfego, vizinhos que ouvem música alta, carro de propaganda em horários inadequados, competição de carro para ver a potencia do aparelho de som e trem.
É importante salientar que para medir o nível de ruído num determinado ambiente, os técnicos utilizam um aparelho chamado decibelímetro

Um comentário:

Marlene Koch disse...

Eterna... sobre poluição sonora ahh.. isso já me levou a beira da loucura algumas vezes. Me pergunto se dá para ser zem com barulho ao extremo. Só um louco dentro da loucura dele conseguiria. Mas.. zem.. louco? Desde criança tenho sensibilidade auditiva, não suporto barulho. Até o dia que resolvi procurar um lugar onde eu pudesse ouvir o silêncio. Foi aí que descobri que o silêncio tem som. Tem o som do universo. Foi então que descobri que a música mais linda que ouvi na minha vida foi a música do silêncio absoluto. Não dá para negociar o silêncio nem por um bilhão de dólares porque seria trocar a vida pela morte. Eterna... é bom ter você como amiga, gosto de você bastante. Grande abraço e boa semana pra você querida amiga. Te desejo.. o máximo de silêncio a tua volta para poderes dançar a música divina do som da natureza.